Principais alterações no Imposto de Renda 2021



Como todos os anos, os contribuintes que tiveram rendimentos acima de R$ 28.559,70 devem realizar a declaração do Imposto de Renda. Todavia, para o ano de 2021, houveram algumas mudanças na forma de efetuá-la, o que pode deixar muitas pessoas confusas.

Para ajudar nesse processo, que para muitos não é simples, nós separamos e explicamos as principais alterações. Assim, se você ainda não conferiu ou não compreendeu as novidades do IR 2021, continue a leitura e entenda.


Criptoativos

A declaração das criptomoedas já era obrigatória nos anos anteriores, contudo, não possuíam códigos específicos, o que gerava muitas dúvidas entre os contribuintes. Agora, foram criados três tipos de criptoativos, que podem ser declarados na ficha de Bens e Direitos. São eles:


● 81: Criptoativo Bitcoin – BTC;

●82: Outros criptoativos, do tipo moeda digital (altcoins como Ether, XRP, Bitcoin Cash, Tether, Chainlink, Litecoin... );

● 89: Demais criptoativos (payment tokens).


Restituição em contas pagamento

Outra novidade é a mudança nos processos de restituição, onde as declarações com esse direito poderão indicar a conta de pagamento. Para isso, é necessário informar os dados do fintech ou do banco digital de sua preferência.


E-mail e Celular

O uso do endereço de e-mail e do número de celular para informativos importantes, também, é uma alteração significativa na declaração do Imposto de Renda 2021. Contudo, é importante que os contribuintes tenham cautela e verifiquem se as mensagens são mesmo da Receita Federal. Afinal, ela não envia e-mails solicitando o fornecimento de suas informações fiscais, bancárias e cadastrais, fora deste ambiente certificado.


Auxílio emergencial

Quem recebeu o auxílio emergencial no ano de 2020 e recebeu mais de R$ 22.847,76 de rendimentos tributáveis também precisará declarar o auxílio.


Sobrepartilha

Os bens de sobrepartilha, agora, poderão ser declarados na ficha de espólio, em um campo especial para tal situação.


Pré-preenchida de dependentes

Na declaração de rendimentos recebidos pelos dependentes, é possível obter informações e incluir contribuintes que possuam conta no portal gov.br. Contudo, para isso, é preciso que o titular possua uma procuração eletrônica outorgada pelo dependente.


Isenção para maiores de 65 anos

Os contribuintes com mais de 65 anos terão a parcela isenta calculada e o excedente automaticamente transferido para a ficha de Rendimentos Tributáveis de pessoa jurídica.


Conseguiu entender as principais novidades da declaração do Imposto de Renda 2021? Lembrando que o prazo para informar os dados iniciou no dia 1° de março e segue até o dia 30 de abril de 2021. Precisa do auxílio de um especialista? Então, entre em contato e marque uma conversa!


#impostoderenda #impostoderenda2021 #mudancasimpostoderenda #mudancasIR2021 #IR2021 #altercaosIR2021 #dicascontabeis #contabilidade #contabilidadechapeco


Fontes:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/novidades

https://www.jornalcontabil.com.br/ir-2021-veja-6-mudancas-na-declaracao-do-imposto-de-renda/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-03/agencia-brasil-explica-regras-e-novidades-do-imposto-de-renda-2021

Posts em destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2016 por Agência Hoppa