O que pode ser deduzido no Imposto de Renda?

Uma dúvida frequente entre os contribuintes na Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) é quais gastos são dedutíveis ou não. Esse fator é tão importante que pode influenciar o tipo de declaração que será feita, seja a completa ou a simplificada.
De forma simples, podemos dizer que as despesas dedutíveis são aquelas que o contribuinte teve durante o ano e que podem ter abater no valor do imposto a pagar. Entre elas, podemos destacar:
Gastos médicos
Despesas de saúde do próprio declarante, de seus dependentes ou de seus alimentados, como consultas, exames e, até mesmo, plano de saúde. Gastos com medicamentos e farmácia não se enquadram na categoria.
Gastos educacionais
O investimento na educação, seja escola, faculdade ou cursos profissionalizantes, do contribuinte e dos seus dependentes, também está incluído nos gastos dedutíveis. Contudo, os valores são limitados em R$ 3.561,50 por dependente.
Previdência privada (PGBL)
Quem possui plano de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) pode ter uma redução no cálculo do IR em até 12%.
Dependentes
Os contribuintes que incluírem seus dependentes podem ter uma dedução de até R$ 2.275,08 na base de cálculo de seu imposto.
INSS
As contribuições realizadas ao INSS, sejam as descontadas em folha ou as recolhidas e registradas no Livro Caixa dos profissionais autônomos, podem ser deduzidas na declaração de Imposto de Renda.
Entendeu quais gastos estão incluídos nas deduções? Deseja saber mais sobre como declarar o Imposto de Renda? Então, confira nosso texto especial sobre como realizar a declaração de investimentos.
#impostoderenda #impostoderenda2021 #gastosdedutiveisimpostoderenda #deducaoimpostoderenda #dicasimpostoderenda #IR2021 #dicascontabeis #contabilidadechapeco
Fontes:
https://www.onze.com.br/blog/declaracao-completa-ou-simplificada/