Imposto de renda: erros que fazem o contribuinte cair na malha fina


Todos os anos os contribuintes com rendimento superior a R$ 28.559,70 precisam se organizar e realizar a declaração do Imposto de Renda. O problema é que muitas pessoas ficam em dúvida e acabam errando no processo e caem na malha fina (quando a declaração fica retida na Receita Federal por conta dos erros). Nesses casos, os contribuintes podem ter que arcar com multas.

Para te ajudar nesse processo, separamos os principais erros dos contribuintes na declaração do IR. Confira:

1. Erros de digitação

Muito cuidado e atenção na hora de informar os valores de despesas ou bens, se houver divergência de informações, a sua declaração pode ser levada a malha fina.

2. Dados de rendimento errados

Lembre-se sempre de informar corretamente os dados e valores do seu rendimento. A dica é preencher exatamente como está nos dados fornecidos pelo banco, pelo INSS, pela empresa em que você trabalha, etc.

3. Omissão de rendimentos

Omitir rendimentos seus ou de dependentes, independente dos valores, é um erro grave. Por isso, lembre-se de declarar corretamente, seja a renda de estágios, bolsas de estudo, aposentadoria, auxílios, etc.

4. Influir o filho como dependente duas vezes

Casais que possuem filhos e declaram as rendas separadamente devem incluir o dependente somente uma vez, ou seja, quando um cônjuge incluir o filho em sua declaração, o outro não pode incluí-lo. Porém, em casos de divórcio, ambos podem colocá-lo. Isso porque quem ficar com a guarda o informa como “dependente” e quem ficar responsável pelo pagamento da pensão pode declará-lo como “alimentado”.

5. Variação patrimonial incompatível

Atenção na declaração de renda e compras. Caso você informe um valor específico de renda e uma compra do mesmo valor, dependendo da forma de pagamento poderá cair na malha fina.

Ainda tem dúvidas ou precisa da ajuda e orientação de um profissional? Entre em contato, essas e outras dicas você encontra com nossos especialistas que poderão, inclusive, realizar o processo para você!


Posts em destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon